segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Ainda a história "O tubarão na banheira" - trabalho do 4º ano da Lagoa

Antes de ouvirem a história contada pela professora bibliotecária,  a professora Carla pediu aos alunos para imaginarem o que poderia acontecer numa história com este nome. De todos os trabalhos que os alunos fizeram, a turma seleccionou este que agora publicamos.

O TUBARÃO NA BANHEIRA

Era uma vez um rapaz chamado Afonso. Um dia, o Afonso foi a uma loja de peixes e comprou um aquário e um peixe especial. Quando chegou a casa, alimentou-o e passados dois dias ele cresceu mais meio metro. No dia seguinte reparou que estava ainda maior. Reparando bem, viu que o peixe estava a ficar enorme e fez uma experiência que era: colar o peixe ao vidro e pôr dois marcadores fora do aquário e no dia seguinte ver o tamanho dele. Reparou que o peixe realmente estava maior e aí percebeu que era um peixe especial e chamou-lhe Hidra. Mais tarde, foi outra vez à loja e perguntou que peixe era aquele. Eles responderam-lhe que era um peixe muito especial e, por isso, não lhe sabiam dizer que peixe era. Ele voltou para casa, olhou bem para ele e pensou que seria um mero-peixe-do-Pacífico. Voltou-lhe a dar comida e voltou a crescer mais meio metro. A partir daí, viu que já tinha as guelras mais abertas, pensou então que era um tubarão. Deu-lhe mais comida, ele cresceu e viu que já não cabia no aquário. Pô-lo então na banheira lá de casa. Passados dez dias, deu-lhe mais dois pacotes cheios de comida e ele cresceu demasiado e teve de pô-lo na piscina. O tubarão chateado abanou a sua cauda e molhou o Afonso todo. A partir desse dia o Afonso nunca mais comprou peixes sem nome na etiqueta.
Por fim aprendeu a lição!

Rui Gonçalo Ramos e Gonçalo Queirós
4º ANO, EB1/JI de Lagoa

Itinerância: JI de Lagoa

Os alunos do JI de Lagoa ouviram a história da "toupeira que queria saber quem lhe fizeram aquilo na cabeça".
É uma história muito divertida que os alunos ouviram com interesse e muita curiosidade.
Ficou combinado que fariam trabalhos sobre o tema e nós cá ficamos a aguardar que nos enviem os trabalhos dos alunos.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Semana da Poesia - 21 a 25 de Março

Entre o dia 21 e 26 de Março decorrerá no concelho da Trofa a Semana da Poesia.
Várias actividades estão a ser preparadas para que nessa semana a poesia possa ser apreciada por todos.
O dia 25 de Março foi o dia escolhido pelo nossao agrupamento para festejar a poesia - o nosso mote será "A poesia está no ar"
E para provar a beleza da poesia aqui vai um poema de Alexandre O' Neill, que muitos conhecem agora na versão do grupo "Amália Hoje".

Gaivota
Se uma gaivota viesse
trazer-me o céu de Lisboa
no desenho que fizesse,
nesse céu onde o olhar
é uma asa que não voa,
esmorece e cai no mar.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se um português marinheiro,
dos sete mares andarilho,
fosse quem sabe o primeiro
a contar-me o que inventasse,
se um olhar de novo brilho
no meu olhar se enlaçasse.

Que perfeito coração
no meu peito bateria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde cabia
perfeito o meu coração.

Se ao dizer adeus à vida
as aves todas do céu,
me dessem na despedida
o teu olhar derradeiro,
esse olhar que era só teu,
amor que foste o primeiro.

Que perfeito coração
morreria no meu peito morreria,
meu amor na tua mão,
nessa mão onde perfeito
bateu o meu coração.


 

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Exposição na Biblioteca "A linha que nos une: da pré-história ao século XXI

Está patente na Biblioteca Escolar uma exposição de desenhos dos alunos do 3º ciclo sobre o tema "Valores?" - a linha que nos une: da pré-história ao século XXI e que resulta de uma articulação entre as disciplinas de História e Educação Visual.
Os alunos desenharam sobre três temas: a escola, a família e os amigos. O resultado são muitos trabalhos de grande qualidade e os placards da nossa biblioteca ficaram mais bonitos do que nunca!








sábado, 19 de fevereiro de 2011

Concurso Nacional de Leitura - 2ª fase

A segunda fase do Concurso Nacional de Leitura (Fase distrital) terá lugar no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto.
A prova escrita terá lugar no próximo dia 26 de Abril, pelas 14 horas e a prova oral no dia 2 de Maio.

As três alunas seleccionadas deverão preparar-se para a prova, lendo os livros escolhidos pelo júri distrital:

As alunas selecciondas são:
Ana Lídia Santos Pereira   -   9º A
Joana Mafalda Dias Reis   -   9º B
Mariana Santos Ribeiro    -   9º D

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dia de S. Valentim

Assim ficou a nossa Biblioteca no Dia de S. Valentim!

Dia de S. Valentim

Quem terá sido a turma que fez estes corações partidos que tanto sucesso fizeram na nossa Biblioteca?
Clique na foto para a ampliar.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de S. Valentim

Para celebrar o S. Valentim amanhã passa pela Biblioteca e deixa uma mensagem de amor/amizade ou um poema no mural que preparamos.
Para saberes mais sobre esta tradição clica aqui.

Sarau de Encerramento de Semana da Leitura e Cerimónia de entrega dos prémios de Mérito

Na passada sexta-feira a nossa Escola abriu-se à comunidade, não só para festejar a Semana da Leitura, como também para entregar os prémios de Mérito aos alunos que, pelo seu trabalho, se destacaram e constituem um exemplo para todos.
A organização do Sarau esteve a cargo da Biblioteca, dos professores do grupo de Educação Musical e da Direcção da escola. A Biblioteca esteve aberta para que os pais a pudessem visitar e adquirir os livros para os seus educandos.
Para além dos alunos, os pais  marcaram a sua presença e foram também eles os protagonistas da noite - nos  resultados dos alunos existe certamente o mérito dos pais.
A Associação de Pais, sempre atenta e colaborante com a escola e com a biblioteca, brindou-nos também com a sua presença. A ela a Biblioteca deve não só uma generosa oferta de livros, como também o conforto proporcionado pelos aparelhos de aquecimento que graciosamente patrocinou.
A escola contou igualmente com a presença dos órgãos autárquicos locais, nomeadamente o Presidente da Junta de Freguesia de S. Martinho, a Vereadora da Educação e a Presidente da Câmara Municipal. A presença de todos muito contribuiu para que este tenha sido um momento alto na vida da nossa escola.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Feira do Livro na EB 2,3

Os alunos de todas as turmas visitaram a Feira do Livro e puderam desfrutar do contacto com as mais recentes novidades editoriais e adquirir os livros da sua preferência.


Semana da Leitura na EB1/JI de Finzes

Em Finzes recebemos a visita da escritora e ilustradora Elsa Lé que nos apresentou os seus livros em 3 sessões, as quais captaram a atenção e o interesse dos alunos. As sessões decorreram na Biblioteca, a qual acabou de receber novo mobiliário e equipamento e em breve receberá também novos livros, no âmbito da do programa de requalificação da Rede de Bibliotecas Escolares.




Semana da leitura em Cedões - os nossos convidados

Na quinta-feira foi a vez de recebermos na Biblioteca de Cedões a visita da Coordenadora de Departamento do 1º ciclo, da coordenadora de Departamento do Pré-escolar e da Drª Ângela da Casa da Cultura. Todas trouxeram histórias que deixaram os nossos alunos encantados e deram um grande contributo para o nosso grande objectivo de fomentar o gosto e o hábito da leitura.



Visita da APPACDM da Trofa à Escola de Paranho


Integrada na Semana da Leitura, a APPACDM da Trofa brindou-nos hoje, na EB1/Ji de Paranho com a peça de teatro "A Carochinha e o João Ratão". Os alunos desta instituição corresponderam às expectativas e mostraram ter muito talento para o teatro.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Plano Concelhio de Animação da Leitura

Decorreu esta manhã no auditório da Junta de Freguesia de S. Martinho, a apresentação dos trabalhos dos alunos, no âmbito do PCAL. Este Plano prevê o trabalho em sala de aula de exploração de obras do PNL que depois de lidas são dramatizadas pelos alunos, com a orientação das animadoras e dos professores titulares de turma.
O resultado foi a apresentação de 6 obras do PNL dramatizadas por alunos de algumas turmas das escolas EB1 do agrupamento - Finzes, Esprela, Paradela e Cedões.
O resultado não podia ser mais positivo - os alunos, correspondendo ao empenho dos professores e das animadoras, estiveram no seu melhor e revelaram-se verdadeiros talentos!

A escritora Adélia Carvalho na EB1/JI de Cedões

A escritora veio apresentar o seu novo livro "Matilde Rosa Araújo - um olhar de menina" às turmas do 3º e 4º anos. Os alunos tinham já lido algumas obras de Matilde Rosa Araújo, pelo que foi com muita atenção que ouviram a escritora falar da infância  e da vida de Matilde Rosa Araújo, deixando transparecer o especial carinho que Adélia Carvalho sente pela escritora, a quem descreveu como "uma pessoa muito especial, que manteve toda a sua vida a ternura e a inocência de uma criança".

Semana da Leitura em Bairros - Visita da escritora Adélia Carvalho

Ontem tivemos a visita da escritora Adélia Carvalho na nossa escola. A escritora conseguir captar a atenção dos alunos para a interpretação muito especial que fez do seu livro "Matilde Rosa Araújo - um olhar de menina".
Começou por explicar que aquele livro era uma homenagem à sua escritora predilecta e que compilava, de forma romanceada, as histórias de vários livros de Matilde Rosa Araújo. O que mais entusiasmou os alunos foram as interpretações que fizeram das ilustrações do livro. A escritora levou-os a dar asas à imaginação e a fazerem as suas próprias interpretações das ilustrações. Os alunos e os professores tinham já preparado muito bem esta visita, pelo que no final fizeram muitas perguntas interessantes à escritora. A visita terminou com uma animada sessão de autógrafos.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Visita da escritora Ana Saldanha

Para abrir a Semana da Leitura na EB 2,3 contámos hoje com a presença da escritora Ana Saldanha.
A escritora falou-nos dos seus livros e da forma como se inspira para os escrever, da sua vida como escritora e da forma como dificilmente se imagina a ter outra profissão. Leu-nos ainda excertos dos seus livros e falou-nos dos dilemas vividos pelas suas personagens. Finalmente respondeu às muitas perguntas que os alunos tinham preparado para lhe colocar e as sessões terminaram com as inevitáveis e tão esperadas sessões de autógrafos.


Obrigada, Ana Saldanha, pelo importante contributo que deu à nossa causa: fomentar o gosto pela leitura e fazer leitores.

Os nossos alunos presentearam ainda a escritora com alguns momentos agradáveis de humor e música.

Semana da Leitura em Cedões

Foi uma manhã muito preenchida em Cedões. Tivemos ainda a presença de uma Encarregada de Educação da turma do 2º ano que contou uma história de António Torrado, que todos ouviram com muita atenção.

Finalmente recebemos também a visita, já habitual, do Senhor Presidente da Junta de Freguesia que veio falar à turma do 4º ano sobre cidadania, nomeadamente sobre o papel e as competências das Juntas de Freguesia.
Foi uma sessão muito participada pelos alunos e a qual contou também com a presença atenta do Director do nosso agrupamento.

Abertura da Semana da Leitura em Cedões

A abertura da semana da Leitura na EB1/JI de Cedões contou com a presença da Presidente da Câmara Drª Joana Lima que apresentou aos alunos do 2º e 3º ano uma história sobre a vida de Matilde Rosa Araújo. Foi uma forma de homenagear a escritora e lembrar o seu exemplo de vida. A Senhora Presidente revelou-se uma exímia contadora de histórias e a semana da leitura não poderia ter começado melhor!

Em seguida os alunos do 2º ano tinham uma surpresa: ofereceram à biblioteca uma tela alusiva à leitura e bem reveladora da importância que lhe atribuem. A tela ficou linda. Obrigada a todos os alunos do 2º ano e em especial à mãe que foi a autora da ideia.