terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ana Paula Figueiredo em Finzes

Tal como estava previsto a enfermeira e escritora Ana Paula Figueiredo visitou a escola EB1/JI de Finzes e encantou os alunos com a sua história da Pitanga - uma galinha com dentes de cristal!

A história constitui um grande desafio à imaginação e à criatividade das crianças e para além disso é ainda um pretexto para sensibilizar os alunos para a importância da higiene oral.

Os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo participaram, memorizando partes do texto e produzindo trabalhos manuais como cenário para o palco, que ficou muito, muito bonito!







No final oferecemos um ramo de flores à escritora, para lhe agradecer a sua visita e a forma como nos apresentou a sua história. O ramos foi gentilmente oferecido pelos alunos e professora do curso CEF de Artes Florais da EB 2,3. Muito uma manhã muito divertida em Finzes! Obrigada a todos!
Viva a leitura!

A história da Capuchinho Vermelho em Cedões

Os alunos do JI de Cedões assistiram à história da Capuchinho Vermelho em fantoches. Estiveram muito curiosos e muito atentos.
Foi muito divertido!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ana Paula Figueiredo - Visita da escritora à EB1/JI de Finzes - dia 29 de Outubro

Na próxima segunda-feira de manhã vamos receber a visita da enfermeira e escritora Ana Paula Figueiredo na EB1/JI de Finzes para nos apresentar o seu último livro "Pitanga - a galinha dos dentes de cristal".

Todos os alunos terão oportunidade de conhecer a escritora e a sua obra. O livro aborda, de uma forma lúdica, um tema muito pertinente - a importância da higiene oral.

O livro encontra-se à venda na escola e custa 7,00 Euros. Trata-se de uma história muito sugestiva que pais e filhos podem partilhar. No final haverá uma sessão de autógrafos.


Clube de Leitura

Começou na passada segunda-feira na nossa Biblioteca, das 12 às 12.45, um Clube de Leitura. Na primeira sessão alguns alunos do 5º C trouxeram os livros que leram ou estavam a ler para os dar a conhecer aos outros e, assim,  partilhar as suas experiências de leitura.
Foi uma sessão muito participada, foi feita uma ata e ficou acordado que na semana seguinte todos trariam sugestões para um nome para o Clube.

Na sessão de hoje, os membros iniciais do clube trouxeram convidados e esta sessão foi AINDA mais animada.
Depois da apresentação das sugestões de nome para o clube, venceu por unanimidade a sugestão de um dos alunos. O Clube chama-se agora  -   CSL - Clube Secreto da Leitura.


Até para a semana! Boas Leituras.
E não se esqueçam: todos podem ser membros deste clube, só têm de ser convidados por um dos seus membros efetivos!

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação

Durante esta semana festejou-se na nossa escola o dia da alimentação, numa iniciativa do departamento de Ciências Exatas. Aqui fica o registo das atividades e dos trabalhos realizados, em exposição na Biblioteca.



A nova Biblioteca na EB1/JI de Paradela

Hoje iniciamos o programa de Leitura domiciliária com as turmas do 3º e 4º anos de Paradela.
Os alunos e as professoras ficaram a conhecer um pouco a organização da Biblioteca e o sistema de requisição de livros.
O entusiasmo de todos foi evidente!
No final ouviram ainda a intrigante história do "Zbiriguidófilo" que é um...  um ...  muito estranho!





quarta-feira, 17 de outubro de 2012

JI de Cedões - turma 4

Na semana passada os alunos do JI de Cedões ouviram a história "A fada palavrinha e o gigante das Bibliotecas" e esta semana a turma 4 fez uma surpresa à Biblioteca, oferecendo-lhe uma imagem  da Fada Palavrinha, linda, linda!
Obrigada!




Dia da Alimentação na EB1/Ji de Cedões

Este dia não foi esquecido em Cedões e entre outras atividades os alunos do 3º e 4º ano estiveram na Biblioteca e ouviram a história de José Fanha "O dia em que a barriga rebentou".
Para além disso ficamos a conhecer muitas curiosidades sobre alimentos, pois estivemos a ler um livro da coleção "Eu quero saber".
 Ficamos a conhecer a família dos pássaros Bisnaus e não temos dúvidas: ninguém que ser como eles!




segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Lembrando o 5 de Outubro de 1910


Respondendo ao desafio dos professores de História e Geografia de Portugal, os alunos do 2º ciclo fizeram trabalhos de pesquisa sobre a data. Como resultado obtiveram muitos trabalhos de grande qualidade, que foram expostos nos placards da Biblioteca.


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

A Biblioteca de Cedões, ontem, à hora do almoço

A Biblioteca é um dos lugares favoritos dos alunos para passar a hora do almoço.
Aqui fica o registo desses momentos, em que os alunos usufruem dos diversos recursos da Biblioteca.




quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"Pitanga - A galinha dos dentes de cristal"




O livro “Pitanga – A galinha dos dentes de cristal” é uma história infantil sobre a prevenção de doenças orais, que desperta a atenção das crianças e dos pais para alguns cuidados importantes a ter com os dentes.
Da autoria de Ana Paula Figueiredo e Pedro Emanuel Figueiredo, com ilustrações de Andreia Tenreiro, prefácio do Professor Paulo Melo (secretário geral da Ordem dos Médicos Dentistas), e nota aos pais de Helena Figueiredo (médica dentista), já se encontra editado pela Atelier de Letras.
Sinopse
Numa típica aldeia da província de Trás-os-Montes, Pegarinhos, vive Pitanga uma linda franguinha, muito engraçada e destemida. A sua admiração pelos humanos cedo a levou a observa-los, aprendendo coisas muito interessantes: os humanos tomam banho, lavam as mãos antes das refeições, comem alimentos variados, …
Por ser sonhadora, desejou um dia ter dentes para comer tais alimentos, passando a lavar todos os dias o seu biquinho na esperança de que estes surgissem.
Será que conseguiu?

Formação de utilizadores - 5º anos

Continuamos a receber na Biblioteca os alunos do 5º ano acompanhados dos professores de Português. Com esta atividade pretendemos formar os alunos para serem utilizadores autónomos dos recursos da Biblioteca e fomentar o gosto pela leitura.


No final da sessão os alunos ouviram ainda uma história - "O zbiriguidófilo" de Pitum Keil do Amaral - uma história intrigante de um animal muito, muito especial...

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Como não podia deixar de ser a nossa biblioteca associa-se à celebração do mês internacional das BE e para isso promove um concurso de MARCADORES.
Todos os alunos podem participar com UM marcador que pode ser decorado livremente, sendo que o tema deverá ser a Biblioteca, a leitura e os livros.



O diário de Anne Frank - Livros PNL para o 9º ano

No sentido de promover a leitura dos livros PNL indicados para o 9º ano, temos na nossa Biblioteca uma exposição sobre a vida de Anne Frank. Os alunos podem ver fotos da casa onde viveu, detalhes sobre a forma como viveu e como escreveu o seu diário.



A Biblioteca na EB1/JI de Paradela

A nova escola EB1/JI de Paradela tem uma biblioteca, como não podia deixar de ser, é claro!
É um espaço lindo, luminoso e que em breve ficará pronto a ser utilizado pelo alunos.
Falta ainda algum mobiliário, mas hoje as suas estantes receberam os primeiros livros!