segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O Halloween na Biblioteca da EB 2,3

Hoje está a ser um dia diferente na biblioteca da EB 2,3 - os alunos são só produziram objetos relacionados com o Halloween, os quais estão expostos na biblioteca, como também passaram parte do seu tempo livre com os livros, com os jogos e com os filmes.











Itinerância pela Escola da Lagoa

É sempre com muito gosto que fazemos sessões de leitura e de literacia nas escolas do nosso agrupamento. Foi a vez da Escola de Lagoa e as leituras, desta vez, passaram pela exploração de obras das metas curriculares.




terça-feira, 25 de outubro de 2016

Visita à Biblioteca – Turma CEF

 No dia das Bibliotecas Escolares, a Turma do Curso de Ensino e Formação visitou a Biblioteca da Escola Secundária da Trofa, para conhecer o seu funcionamento. Os alunos ouviram a história de Mia Couto “O menino que escrevia versos” e realizaram um pedipaper.

Parabéns a todos pelo entusiasmo!




Itinerância – Paradela

Porque o Halloween está à porta, os meninos do 1º e 3º anos da Escola Básica de Paradela ouviram a história da “Bruxinha Luna e a Palavra Mágica”. No final, houve tempo ainda de procurarem todos os livros da Biblioteca com histórias de bruxas!





Bookmark Exchange 2016 - Troca de marcadores de livros

Os marcadores de livros para o projecto "Bookmark exchange" estão prontos a serem enviados.
Os marcadores feitos pela turma 608 serão enviados para a escola József Attila ÁLTALÁNOS ISKOLA, na Roménia, para os alunos do 4º ano.
Aqui fica o registo dos marcadores. Ficaram lindos!




sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Animação da Leitura na EB de Finzes

A atriz Inácia Cruz realizou duas sessões de animação da leitura, baseadas no livro "A Zanga das Letras Comadres". Foi uma apresentação muito interativa em que todos puderam participar e que muito contribuiu para promover o gosto pelo livro.



Animação da Leitura com Inácia Cruz na EB de Paranho

Integrada na comemoração do MIBE, esta atividade de promoção do livro e da leitura permitiu que, alunos e professores, representassem as personagens da história "A Zanga das Letras Comadres". Parabéns a todos pelo excelente momento que proporcionaram.
 .



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

“A zanga das letras comadres”, na escola de Bairros

No dia 18 de outubro, a escola básica de Bairros recebeu a atriz Inácia Cruz para uma dramatização da obra “A zanga das letras comadres”, de Carlos Nuno Granja.

Foi um momento cultural muito interessante e interativo. Os alunos adoraram… e os professores também!






Formação de utilizadores na EST

As turmas de 7º ano e as turmas de 9º,que estão pela primeira vez na Escola Secundária, têm visitado a Biblioteca Escolar para conhecer o seu funcionamento. Acompanhadas pelos Professores de Português, dirigem-se à BE e aprendem algumas regras de arrumação de livros e de pesquisa bibliográfica. No final há tempo ainda para uma breve história de Mia Couto: “O menino que escrevia versos”.







quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Projeto de troca de marcadores - MIBE

Este ano o nosso agrupamento vai participar no projeto de troca de marcadores promovido pela associação internacional de bibliotecas escolares. Os alunos da escola de Cedões e os alunos do 607 estão a terminar os seus marcadores que serão enviados por correio para escolas da Hungria, Roménia e Suécia.
Para saber mais sobre este projeto, clique aqui:
ISLM-Project-Bookmark-Exchange-




terça-feira, 18 de outubro de 2016

Inácia Cruz na EB1/JI de Lagoa - "A zanga das letras comadres"

Na segunda de tarde, os alunos da escola de Lagoa receberam a visita da animadora de leitura, Inácia Cruz que apresentou, com a ajuda de todos, a história das letras comadres. No final concluímos que afinal temos muitos e bons atores, em Lagoa! Foi uma forma muito interativa de promover o gosto pelos livros e pela leitura.