segunda-feira, 14 de março de 2022

Um pequeno resumo da intervenção do Professor Rogério Martins no dia 14 de março de 2022 (Dia Internacional da Matemática)

  A iniciativa do Professor Rogério Martins teve como processo a exploração de uma atividade sobre a flutuação de objetos em água, com crianças da educação pré-escolar. A atividade integrou-se numa intervenção pedagógica que teve como objetivo promover uma abordagem prática e investigativa das ciências. A análise incide no diário de campo do educador-investigador. Os resultados revelam que as explicações iniciais das crianças sobre a flutuação incluem uma única característica física dos objetos. O peso tende a dominar, através do esquema “pesado afunda” e “leve flutua”. A combinação dos dados do diário com os resultados da avaliação das aprendizagens mostra que as crianças reconhecem a existência de objetos pesados que flutuam e leves que afundam e algumas são capazes de relacionar o peso do objeto com a força da água – impulsão, em situação de flutuação.




Sem comentários:

Enviar um comentário