Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2025

"A Menina Gotinha de Água" - EB1 DE CEDÕES (2o ano)

Imagem
 Leitura recomendada para o 2o ano, a BE explorou com os alunos esta maravilhosa história que nos relata o ciclo da água. Num posterior momento de criatividade, cada aluno ilustrou uma parte do livro. Se não conhecem a obra, leiam e vejam como estes belos desenhos lhe deram tanta vivacidade!    

"Já não quero ser esquilo!" - Eb1 de Cedões (1ºano)

Imagem
  Os alunos do 1o ano da EB1 de Cedões também ficaram a conhecer as aventuras deste esquilo com hastes de veado...uma coisa estranha! Depois fizeram um marcador de livros, que classificaram de "muito fofo".    

"Já não quero ser esquilo!"- EB1 de Cedões (JI)

Imagem
Um esquilo descontente com a sua condição. Será que muda de ideias depois de experimentar outras realidades? Os nossos alunos do JI já sabem a resposta e até o ajudaram a encontrar o caminho para as melhores bolotas.    

Hora do conto - " A ovelha que fazia múuu"

Imagem
Depois de visitarem a biblioteca para conhecerem “A ovelha que fazia múuu”, de Isabel Fernandes Pinto, os alunos da turma JIPn2, com a educadora Maria João Moniz, aceitaram o desafio e deram vida a lindas ovelhinhas. Com este trabalho abriram-se as portas  a um vasto conhecimento sobre as características destes animais e um considerável enriquecimento vocabular sobre o assunto tratado.

Quem és tu, Camões?

Imagem
Camões continua ser lembrado! Na EB de Esprela, os alunos da turma 3/4 E visitaram a Biblioteca Escolar, para recordarem alguns aspetos da biografia do poeta e para experimentarem efetuar um retrato do mesmo. As criações ganharam forma de postal que seguem para os alunos do 2.º ciclo completarem com texto! #Camões    

Hora do conto em Paradela

Imagem
 Os alunos de Paradela participaram em mais uma hora do conto, ouvindo histórias de emoções e sentimentos. No fim, debateram ainda sobre as suas próprias emoções e o valor da amizade.

Especial Camões

Imagem
 Os alunos do Centro de Aprendizagem da EST realizaram um trabalho de expressão plástica, desenhando o rosto de Camões. Parabéns! Os trabalhos estão fantásticos!

"A gastar também posso poupar" - Literacia Financeira - EB1 da Lagoa

Imagem
Hoje foi a vez da turma do 3o ano da EB1 da Lagoa participar com bastante interesse e envolvimento na atividade "A gastar também posso poupar!".

Atividades na BE - 2.º Período

Imagem
As Bibliotecas AE Trofa apostam diariamente na promoção da leitura e no desenvolvimento de competências globais que promovem o conhecimento individual e social dos seus alunos. Aqui fica o registo de algumas atividades realizadas ao longo do 2.º período letivo.       

Hora do Conto - " A Fábrica das Nuvens"

Imagem
Os alunos da 2FZ3 visitaram a Biblioteca Escolar para conhecer a obra “A Fábrica de Nuvens”, de Catarina Ferreira. Com a leitura da obra os alunos olharam o céu, colheram sonhos e “moldaram” nuvens num atelier de pintura!

Cianotipia - uma experiência diferente

Imagem
 Orientada pelo professor de Artes Visuais, Pedro Silva, decorreu na Biblioteca uma pequena oficina de cianotipia. Uma experiência diferente, com um resultado surpreendente!  

Oficina de ilustração com Ana Luísa Oliveira - turma 910

Imagem
 Acompanhados pelo professor de Educação Visual, os alunos da turma 910 participaram numa oficina de ilustração, dinamizada por Ana Luísa Oliveira. Aprenderam a técnica da fanzine e elaboraram pequenos livros, que depois ilustraram com a ajuda de carimbos, feitos também por eles.

Oficina de ilustração com Ana Luísa Oliveira - Turma 909

Imagem
 Os alunos da turma 909 participaram numa oficina de ilustração, dinamizada pela ilustradora Ana Luísa Oliveira. Acompanhados pelo professor de Educação Visual, aprenderam a arte da Fanzine e cada um fez o seu livrinho, que depois ilustrou. 

Escrevinhando - Projeto de Escrita da turma 606 - "Uma aventura em 1899"

Imagem
  Uma aventura em 1899 Era um dia de muito calor, e eu, mais uma vez, vinha da escola a pé, só que nesse dia apanhei um atalho por onde não passava ninguém. Era bastante sombrio. Tinha casas abandonadas, muros rachados, alguns partidos, árvores altas e a rua era feita em paralelos. Enquanto andava, encontrei mesmo no centro da estrada, um envelope e dentro havia, um mapa, uma carta e uma chave. Nesse momento fiquei espantado olhei para o mapa e lá estava assinalada uma seta que atravessava os Estados Unidos e parava no México, a chave guardei-a, no meu bolso, já a carta dizia: " Vai abrir um portal que te irá levar até 1899. Vais ter de atravessar os Estados Unidos e chegar ao México para encontrares uma cura que salvará o México de um apocalipse Zumbi." O portal abriu e eu entrei. Quando entrei senti-me um xerife. No bolso encontrava-se um revolver, à minha frente tinha um cavalo e um kit de primeiros socorros. Estava mesmo a ver que ia ter imensos problemas. Olhei melhor ...

Escrevinhando - Projeto de Escrita da turma 606 - "Uma aventura no mar"

Imagem
Uma aventura no mar Numa manhã de nevoeiro, o jovem Pedro embarcou no seu pequeno barco à procura de uma praia esquecida de que a sua avó tanto falava nas histórias, que lhe contava. O mar estava agitado mas a sua curiosidade era maior do que o medo. Passado uma hora, o Pedro chegou à tal praia e ficou encantado com a sua beleza. Ele decidiu mergulhar nas águas cristalinas do mar para procurar tesouros, enquanto nadava várias espécies raras de animais aquáticos rodearam-no. Ele decidiu ir mais afundo e encontrou vários objetos que pertenciam à antiguidade dos reis de Portugal. Então decidiu leva-los consigo para mostrar à sua avó. Decidiram entregar os objetos ao museu da cidade mas guardaram uma moeda para recordar as aventuras. Alina, 606

Hora do Conto em Bairros

Imagem
 Preparando o Dia da Família, os meninos da EB1/JI de Bairros ouviram histórias de um gato que usava chupeta e de avós com os seus netos. No fim, debateram sobre a importância da família e dos familiares que lhes são queridos.

O Essencial é Escrever - compilação de textos

Imagem
  Primeira compilação de textos criados na Oficina de Escrita Criativa inspirada na obra "O Principezinho", que realizamos na EB2,3 no âmbito da Semana da Leitura.   O Essencial é escrever      

"A GASTAR TAMBÉM POSSO POUPAR?!"

Imagem
Oficina de Literacia Financeira com as alunos do 4º ano da EB1 de Cedões.    

"Os avós são as pessoas preferidas dos pássaros" - EB1 de Cedões (JI)

Imagem
  Depois de ouvirem a leitura deste belíssimo livro, os nossos alunos mais pequeninos desenharam os seus avós. Recordação que lhes poderão oferecer no Dia da Família, que esta semana se celebra.  

Quem conta um conto...

Imagem
 "QUEM CONTA UM CONTO..." - Escrita criativa na EB1 de Cedões A partir de um conjunto de imagens, previamente sorteadas, os alunos do 3o ano escreveram, em grupo, uma história. O que parecia difícil no início, acabou por se transformar numa atividade desafiante!

Escrevinhando - Projeto de Escrita da turma 606 - "A descoberta"

Imagem
Certo dia, na saída da escola, estava uma carta no chão. Como sou curiosa, decidi apanhá-la. No seu interior tinha uma chave e um mapa, que funcionava como um enigma. A primeira orientação era que deveria seguir os caminhos que estavam lá indicados, pois estaria lá o mistério para a chave. De trotinete e lanterna na mão, lá fui eu à descoberta. Após curvas, subidas e descidas cheguei ao primeiro local que continha uma garrafa com uma pista. Num pequeno papel estava escrito: “O que procuras está no Castro de Alvarelhos. Após a primeira descida perto do muro à direita”. Quando lá cheguei deparei-me com uma caixa fechada, usei a chave para a abrir e tinha no seu interior, várias chaves com uma morada. Fui até ao local e as chaves serviam para abrir as portas de uma grande mansão. Ao abrir a porta tinha um cartaz que dizia: ”Parabéns é sua!”. Laura, turma 606  

Escrevinhando - Projeto de Escrita da turma 606 - "Uma missão imprevisível"

Imagem
Um dia, estava a caminho de casa, quando encontrei um envelope. Peguei no envelope e vi que lá dentro tinha um mapa, uma carta e uma chave. Levada pela curiosidade, abri a carta que dizia: “Abra o mapa e vá para onde ele indicar." Seguidamente, abri o mapa. O mapa tinha umas coordenadas e um caminho até um rio muito distante. No mapa estava escrito: “Siga estas coordenadas e este caminho, quando chegar ao lugar indicado, terá uma missão”. Fui até casa buscar a minha bicicleta e fui para onde as coordenadas indicavam. Quando cheguei ao lugar determinado, reparei que no verso da carta tinha algo escrito: "Vá sempre em frente.” E, lá fui eu, até chegar a um local onde tinha um X desenhado no chão a indicar que havia algo, ali. Fiquei pensativa, mas decidi escavar. Para isso, como não tinha mais nenhum material à mão, peguei numa pedra e comecei a perfurar. Depois de bastante tempo, senti que já não conseguia cavar mais. Tinha uma coisa a impedir. Logo depois tentei puxar o que e...